,

Captação de água das chuvas

A água está cada vez mais escassa no planeta, seja por falta de regularidade das chuvas, desmatamento, poluição, aumento no consumo, desperdício, etc. Por isso, pense seriamente em implantar um sistema de captação de água da chuva em seu imóvel. O sistema pode ser implantado em um imóvel existente ou em um imóvel novo.

Onde utilizar?

Existem diversas aplicações para a água da chuva, as mais comuns são regas de jardim, lavagem de carros, quintais e calçada, abastecimento de vasos sanitários, etc. Todas estas aplicações não necessitam de água potável e, em contrapartida, geram um consumo razoável de água nos imóveis.

Como funciona o sistema?

O sistema é muito simples e pode ser instalado em quase todos os imóveis. Basicamente existe a captação da água da chuva do telhado, filtragem, armazenamento e distribuição da água.

– Captação da água

A captação da água é feita através do telhado do imóvel. Na maioria dos telhados são instaladas calhas para direcionamento da água da chuva para um ponto específico. Para o nosso sistema, basta direcioná-la a uma cisterna que fará seu armazenamento.

Calhas

– Filtragem

Os telhados possuem sujeiras (fuligem, folhas, fezes de animais, etc.), então a filtragem inicial que pode ser feita é o bloqueio de folhas e resíduos maiores, após será realizado o descarte dos primeiros litros de água da chuva. Em seguida, toda a água passar por um filtro antes de ser armazenada.

– Armazenamento

O armazenamento pode ocorrer através de cisternas enterradas ou não, ou em soluções mais caseiras, em tanques de armazenamento. Este reservatório deve possuir um sistema auxiliar (ladrão) para descarte da água excedente.

– Distribuição

Se a cisterna for enterrada ou se estiver localizada em um local que não seja possível distribuí-la com a força da gravidade, será necessária a instalação de uma bomba para bombear a água até uma caixa d’água auxiliar ou para os pontos desejados. Caso contrário basta instalar a tubulação para distribuição nos pontos desejados.

Se a opção for utilizar a água para abastecimento dos vasos sanitários é necessário instalar uma caixa d’água auxiliar e tubulação independente do sistema de água potável da rua. Esta caixa será responsável pelo abastecimento dos vasos sanitários e demais pontos desejados no imóvel

aguacaptacao

Vantagens

  • Economia de água potável;
  • Economia de recursos financeiros. Em média o sistema será pago em 5 anos;
  • Contribui para reduzir enchentes;
  • Diminui o volume de esgoto despejado.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *