,

O arquiteto!

Quem é o arquiteto?

O arquiteto é o primeiro profissional que você deve contratar no momento em que for planejar a sua construção ou reforma. Ele é o responsável por materializar a ideia do seu imóvel no papel!

Os arquitetos têm como função projetar e organizar espaços (internos e externos) de acordo com o conforto, segurança e funcionalidades necessárias para cada caso, além de conciliar a beleza com todas as necessidades funcionais do imóvel.

Além, da criação dos projetos os arquitetos podem te auxiliar no acompanhamento, administração e planejamento da obra, esta etapa é de extrema importância na construção do seu imóvel. Com este serviço você terá a certeza que o seu imóvel será construído da forma mais segura, rápida e econômica possível.

Quais são as suas principais funções?

  • Criação de projetos de arquitetura e executivos;
  • Construção e reforma de imóveis, sejam eles pequenos ou grandes edifícios;
  • Regularização de imóveis;
  • Arquitetura de interiores;
  • Paisagismo e urbanismo;
  • Acompanhamento de obras como responsável técnico;
  • Administração e planejamento de obras.

Dicas para contratar um arquiteto!

– O que você precisa?

Responda algumas destas perguntas para tentar delimitar as suas expectativas: Como é o imóvel que preciso? O que preciso nele? Quais são as minhas necessidades reais? Quanto tenho disponível para investir? Qual é o prazo máximo para finalizá-lo? Após respondê-las contrate um arquiteto para que ele materialize a sua ideia.

– A escolha do profissional

Este passo sem dúvida é o mais importante. A escolha do arquiteto será determinante na sua satisfação com o resultado final: seu imóvel! Você deve conversar com o maior número de conhecidos que já construíram ou reformaram com o auxílio de um arquiteto. Deve analisar os prós e contras de cada profissional como por exemplo o nível de qualidade do trabalho, planejamento, atendimento, técnica adequada, limpeza da obra, cumprimento de prazos e outros itens que julgar necessário. Um ponto importante a ser observado é o perfil do arquiteto, ele deve ser adequado as suas necessidades, deve possuir empatia com você e seus projetos devem estar de acordo com o tipo de arquitetura que você gosta.

Caso não conheça ninguém que utilizou o serviço de um arquiteto ou se não sentir confiança com nenhuma indicação, você pode visitar os sites de arquitetos que possuam projetos com que você se identifica ou visitar obras em sua cidade e locais que você costuma frequentar. Normalmente, quando o imóvel está em obra os profissionais que estão trabalhando no local autorizam a entrada. Caso você tenha gostado, pergunte para eles sobre o arquiteto e, se possível, consiga o contato do proprietário do imóvel para conversar diretamente com ele sobre o serviço prestado pelo arquiteto.

Antes de contratar qualquer profissional faça reuniões com os arquitetos que mais lhe agradam e converse sobre suas necessidades e expectativas. Neste momento você terá mais clareza para verificar se este profissional é o mais adequado para iniciar o seu projeto.

Lembre-se: não escolha necessariamente o profissional mais barato. A economia aparente no projeto pode custar muito caro na construção. Um projeto mal desenvolvido ou inadequado ao terreno pode custar milhares de reais a mais e o prazo de construção pode aumentar muito.

– Visite suas obras

Solicite ao arquiteto visitas as obras dele em andamento ou finalizadas. É importante verificar no local e pessoalmente como é o trabalho do profissional.

– Verifique as suas credenciais profissionais

Verifique se o profissional está habilitado a projetar e construir o seu imóvel. Entre no site do CAU para fazer a pesquisa. Em São Paulo o endereço é o seguinte: https://siccau.caubr.org.br/app/view/sight/externo?form=PesquisarProfissionalEmpresa

– Faça um contrato

Após a escolha do profissional e todas as verificações posteriores firme um contrato com ele. Neste contrato deve constar de forma clara a descrição dos serviços que serão executados, direitos e deveres de cada parte envolvida, prazos, valores, formas de pagamentos, serviços que não estão incluídos e qualquer outro item que você sinta necessidade.

Conte sempre com os profissionais da Edificant!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *